Club de
Francisco Beltrão
Marrecas

ROTARY INTERNATIONAL - Dirigente rotário explica mudanças na identidade de programas

Postado em: 29 de Dezembro de 2017

O Coordenador Regional da Imagem Pública do Rotary, para as zonas 22A e 23A no Brasil, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, diante da constante indagação sobre as recentes alterações na marca de dois programas da organização mundial: Interact e Rotaract, procurou esclarecer a dúvida de forma generalizada. “A frase junto a marca passou a ser facultativa”, ressaltou o dirigente rotário baseado em instruções da sede rotária mundial. “O importante é usar devidamente a marca dentro dos padrões do Guia de Identidade Visual”, reforçou o rotariano que tem participado de inúmeros eventos rotários explicando sobre o trabalho da Imagem Pública do Rotary no Brasil.

Para Márcio Cavalca Medeiros é importante que os rotarianos saibam que desde a Convenção do Rotary International, em Atlanta, nos Estados Unidos, este ano, as marcas desses dois programas: Interact e Rotaract passaram a ser usados somente com o nome do programa junto a roda rotária. “A frase passou a ser opcional, ou seja, quem já utiliza pode permanecer utilizando e quem quiser retira-la, ou não usa-la, pode também”, falou ao acreditar na preferência da terceira alternativa, pois, a frase vinha sendo muito criticada pelos rotarianos e pelos jovens beneficiados pelo programa. “Sem a frase a marca ficou mais clara, objetiva e bem funcional”, defendeu o coordenador regional do Rotary que prega o uso correto da nova identidade visual para clubes e programas, em que alguns rotarianos ainda não utilizam devidamente. “Ainda temos um número bem reduzido de clubes e rotarianos desinformados e desatentos”, falou.

No portal “My Rotary”, onde existe a ferramenta correta para a criação de todas as marcas da organização mundial, não existe a opção de criação da marca com a frase que vinha junto anteriormente. “Tenho a impressão que poucos clubes manterão a frase”, arrisca o dirigente rotário que acredita nas duas possibilidades, por enquanto, como forma de respeitar aqueles clubes que já produziram material próprio com a marca e a frase juntas. “Acredito que com o tempo a frase deixará de ser usada por todos”, opinou o rotariano. “A decisão do Conselho Diretor do Rotary em deixar a frase facultativa, e aos poucos, somente a marca sem a frase, é uma demonstração de que a organização mundial sempre está revendo as ações e mudando quando necessário”, defendeu Márcio Cavalca Medeiros.

Um alerta que o dirigente faz é quando as demais marcas. “Somente os programas Interact e Rotarct é que seguem identidades próprias”, apontou. “Os demais programas seguem as diretrizes do Guia de Identidade Visual, com a marca do clube ou distrito, com a barra (lockups) e o nome do programa desenvolvido”, explicou o coordenador regional do Rotary no Brasil, como forma de esclarecimento para as constantes dúvidas surgidas entre clubes, distritos e associados. “Com a retirada da frase, os programas passam a seguir com a identificação do clube e do Distrito, logo abaixo da palavra: Interact ou Rotaract”, pontuou ao simplificar a utilização por parte dos rotarianos.

#

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME

Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)

E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br

Reuniões Quartas-Feiras | 20:30
FURBE-RUA MARANHÃO,588